Sex, 30 de novembro de 2018, 13:33

Diset realiza simulado de incêndio na Reitoria
Evento em parceria com o corpo de bombeiros tem o objetivo de treinar equipes para situações de risco e pânico

Na manhã desta quarta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), um simulado operacional de incêndio. A realização do simulado visou atender ao plano de emergência da universidade e também dar início às ações preventivas, testando e avaliando os procedimentos de atendimentos e equipamentos disponíveis na instituição, para identificar possíveis melhorias operacionais.

De acordo com o Chefe da Divisão de Segurança do Trabalho da UFS, Marcos Guedes, a comunidade acadêmica tem que aprender a lidar com as adversidades, e o simulado aproxima essas pessoas de situações poucos vividas no dia-a-dia, mas que importante de serem conhecidas. “Isso aqui é algo que pode acontecer em qualquer lugar, não só no ambiente de trabalho. O simulado nos deixa mais habilitados para agir em situações de emergência. A gente precisa valorizar as nossas vidas. E tendo essa noção, estaremos mais aptos para agir, caso venham a ocorrer situações como essas”, diz.

Para tornar o simulado mais real, o Departamento de Teatro da universidade, ficou responsável por treinar alguns estudantes para encenar vítimas de incêndio. Professores do curso acompanharam as reuniões e treinamentos com o capitão Geovan Lima, um dos responsáveis pela instrução e preparação para o simulado, para analisar o que podia ser feito, e ter uma noção de que maquiagem fazer nos alunos. “Aceitei o desafio e fiz uma convocação nas salas, para ver quais alunos estavam interessados em participar. Durante a preparação, nós nos reunimos algumas vezes para fazer testes de maquiagens, para analisar qual se adequava melhor a situação, e também para atender a demanda do capitão. Que seriam as fraturas expostas, as queimaduras de quarto grau, as asfixias. E obtivemos o resultado que foi visto hoje”, explica a professora de maquiagem teatral, Olivia Camboim.

Atualizado em: Sex, 30 de novembro de 2018, 13:38